Esmeralda gigante pesando mais de um quilo é encontrada na África

Uma das maiores esmeraldas dos últimos anos foi encontrada em uma mina na Zâmbia, um país de clima tropical, localizado no interior do continente africano.

A enorme pedra preciosa foi batizada de ‘Inkalamu’, que significa ‘Leão’, na língua local. Ela pesa 1,1 quilo e é fruto do trabalho realizado pelo mineiro Richard Kapeta e do geólogo Debapriya Rakshit.

A Esmeralda tem 5,6 mil quilates e um que morde rsrs e está avaliada em 2 milhões de libras, quase 10 milhões de reais na cotação de hoje. Ela será leiloada em Cingapura (Sudeste Asiático) no próximo mês.

Segundo a Gemfields, dona da mina onde foi descoberta a Inkalamu, o alto preço é devido à alta claridade e um balanço de cores perfeito.

Esmeraldas com tamanha qualidade são mais raras que diamantes e são encontradas principalmente na Zâmbia, Colômbia e aqui, no Brasil.

Essas pedras são formadas quando o magma está sob pressão e temperaturas específicas e entram em contato com minerais existentes na crosta terrestre. Os geólogos estimam que Inkalamu foi formada há aproximadamente 450 milhões de anos.

A Gemfields já tinha encontrado outra pedra maior em 2010, na ocasião, batizou a pedra de ‘Insofu’ (elefante, na língua local), ela tinha 6,2 mil quilates. Já a esmeralda mais rara registrada foi encontrada na Colômbia e tinha impressionantes 7 mil quilates.

    
Artigos relacionados!

Mauro

Fundador do site Planetim e do blog 'Planet In'. Sou colaborador do blog Seletos. Ensino dicas para você usar melhor o Windows 10 e celulares (Android e iOS). Também escrevo sobre assuntos que acho legal, divertido ou interessante. Trabalho na internet desde 2007.

Comentários