Como recuperar arquivos deletados do celular com Android

Apagou uma foto sem querer e quer recuperar? Deletou um arquivo e se arrependeu? Não se preocupe tem três aplicativos que ajudam a reaver seus arquivos apagados por engano no Android.

Uma dica que eu sempre dou a todos meus amigos é para usar o Google Fotos e o Google Drive, desse jeito você sempre tem um backup nas nuvens e não fica preocupado com medo de perder arquivos importantes.

Se o arquivo apagado for muito importante, é imperativo que você não coloque mais nada no seu celular para não correr o risco de sobrescrevê-lo e perdê-lo para sempre.

Você tem três opções de restaurar arquivos do celular:

1. Usando o Undeleter for Roor Users, um app para celulares com Android, mas que é pago e só funciona em celulares com root.

2. Usando o Dumpster Vídeo Imagem Restauro, um aplicativo gratuito da Play Store, que funciona como uma lixeira, mas que só recupera arquivos excluídos após a sua instalação. O que acho pouco útil em seu caso agora.

3. Usando um PC e o Recuva.

Eu vou ensinar como recuperar usando o PC e o Recuva, pois é o método mais seguro para recuperar os arquivos do seu celular e, ainda por cima, é grátis.

Tutorial para recuperar arquivos do celular usando o Recuva

Seu Android precisa estar em “Modo de armazenamento em massa” para o aplicativo reconhecer seu dispositivo. Caso você não saiba usar o Recuva, siga este tutorial completo ensinando como restaurar seus arquivos apagados do Android:

1. Acesse Recuva – Free Download – Piriform, baixe e instale o programa.

2. Conecte o celular no PC e abra o Recuva.

3. Selecione o tipo de arquivo que quer restaurar, pode ser: fotos, músicas, documentos, vídeos, emails, imagens e arquivos compactados.

4. Quando o Recuva perguntar aonde os arquivos estavam, selecione a opção “Em uma localização específica” e selecione a partição que corresponde ao seu celular.

Se seu celular não estiver no “Modo de armazenamento em massa”, a letra da unidade não vai aparecer. Por isso é importante ativar esse modo no Android.

5. Agora basta clicar em “Scan”. Caso seu arquivo não seja encontrado, use a opção “Deep scan”, ele é demorado, mas é mais eficiente.

Usando o Recuva, você consegue recuperar tudo: fotos, vídeos, documentos e qualquer outro arquivo que desejar. Este programa é leve, mas muito poderoso na recuperação de arquivos apagados do seu celular.

    
Artigos relacionados!

Mauro

Fundador do site Planetim e do blog 'Planet In'. Sou colaborador do blog Seletos. Ensino dicas para você usar melhor o Windows 10 e celulares (Android e iOS). Também escrevo sobre assuntos que acho legal, divertido ou interessante. Trabalho na internet desde 2007.

Comentários