As 10 melhores e as 10 piores cidades do mundo para se viver
O ranking com as melhores e as piores cidades do mundo para morar foi atualizado, conheça quais são essas cidades e descubra em que posição ficaram Rio de Janeiro e São Paulo.
Durante sete anos seguidos, Melbourne, na Austrália, ficou em primeiro lugar no ranking, mas esse ano ela perdeu o posto para a cidade de Viena, a capital da Áustria. Essa é a primeira vez que uma cidade europeia ocupa o topo da lista.
O levantamento com as melhores e piores cidades do mundo para se viver foi feito pela revista britânica The Economist, através da sua unidade de inteligência EIU (The Economist Intelligence Unit, em inglês).
O conceito é simples: avaliar quais locais em todo o mundo fornecem as melhores e piores condições de vida. Foram avaliadas 140 cidades ao redor do planeta.
Cada cidade recebe uma pontuação em cinco categorias:
- Estabilidade
- Saúde
- Cultura e Meio Ambiente
- Educação
- Infraestrutura
Ranking da EIU
As que ficaram no topo no índice de habitabilidade da EIU, as melhores cidades para se viver em 2018 são:
- Viena – Áustria
- Melbourne – Austrália
- Osaka – Japão
- Calgary – Canadá
- Sydney – Austrália
- Vancouver – Canadá
- Tóquio – Japão
- Toronto – Canadá
- Copenhague – Dinamarca
- Adelaide – Austrália
Esse vídeo curtinho mostra como essas cidades são bonitas e como deve ser gostoso morar em um local que você tem excelentes oportunidades profissionais e tranquilidade para viver sem precisar se preocupar com violência.
As piores cidades do ranking EIU
Conheca agora o oposto, as piores cidades do ranking, lugares em que você não ia querer morar atualmente, como Damasco, a capital da Síria, o pior lugar do planeta para se viver, pelo menos agora, em 2018:

- Damasco – Síria
- Daca – Bangladesh
- Lagos – Nigéria
- Karachi – Paquistão
- Porto Moresby – Papua-Nova Guiné
- Harare – Zimbábue
- Trípoli – Líbia
- Duala – Camarões
- Argel – Argélia
- Dakar – Senegal
Rio de Janeiro ficou na 88ª posição e São Paulo ocupou apenas a 93ª colocação. Elas são as melhores avaliadas do Brasil porque a quantidade de cidades da pesquisa é limitada às cidades mais importantes do mundo. Se pegassem todas as cidades do país, veriam que tem cidade muito melhor que São Paulo e Rio de Janeiro para se viver no Brasil atualmente.
Fonte: Global Liveability Ranking