10 dicas para dormir bem e ter uma boa noite de sono

Siga estas dicas para ter uma boa noite de sono e dormir bem, igual a uma criança pequena que, onde deita, dorme igual a uma pedra hehehe. Os conselhos mostrados aqui são dados por especialistas em sono.

Alguns médicos especialistas em sono disseram em uma entrevista ao Uol o que eles fazem para deitar na cama e capotar. Então, se você não está conseguindo dormir direito, não custa nada seguir as dicas deles para melhorar a qualidade de seu sono.

10 Dicas para dormir melhor

Você não precisa cumprir à risca todos os conselhos, mas quanto mais dessas informações você colocar em prática, melhor vai ser a sua noite e mais facilidade para adormecer você vai ter, confira:

1. Pratique exercícios

O hábito de praticar exercícios físicos ajuda a ter mais energia durante o dia e quando chegar a hora de deitar, você estará mais cansado e pegará no sono mais rápido. Só não vale se exercitar muito próximo da hora de ir para a cama, pois seu metabolismo estará mais acelerado, dificultando o adormecer.

2. Fuja de estímulos luminosos

As luzes atrapalham a produção de melatonina, então, nada de ficar usando o celular, televisão ou computador perto da hora de ir para a cama. Se puder, baixe as luzes do ambiente meia hora antes de ir se deitar, isso ajuda muito ao corpo ir desacelerando.

3. Rotina, a chave do sucesso

Durma e acorde sempre no mesmo horário, isso trará dois benefícios: você dormirá mais facilmente e não sofrerá com preguiça na hora de acordar, pois o corpo estará acostumado a se levantar sempre na mesma hora. Mesmo que tenha uma noite mal-dormida, levante no mesmo horário, pois esse descanso a mais ajudará muito pouco e ainda atrapalhará o sono da próxima noite.

4. Quantas horas dormir por noite?

Essa é uma resposta que só você pode responder. Cada pessoa tem uma quantidade necessária para acordar bem e cheio de energia. Um adulto precisa de seis a oito horas de descanso, descubra quantas horas você precisa e certifique-se de não dormir menos que isso.

5. Preparando o quarto

Um ambiente adequado ajudará a ter uma noite gostosa. Quanto mais escuro, melhor. Procure usar a roupa adequada para cada estação do ano e tente manter a temperatura do quarto confortável, nem quente demais, nem muito frio. Um excelente cobertor junto com um lençol limpinho e cheiroso também ajuda muito.

6. Não consegue dormir? Levante-se!

É óbvio que perto da hora de ir para a cama você deve evitar tomar bebidas estimulantes, que o deixam acelerado, tipo: café, chá-preto, chimarrão, etc.

Mas não tem jeito, não importa o quanto você siga essas dicas, vai ter um dia em que você não vai conseguir pregar o olho de jeito nenhum. Para esses dias essas noites, o conselho é levantar-se e esperar o corpo desacelerar. Evite luzes fortes e nem pense em ligar o celular, isso só vai dificultar ainda mais o sono chegar.

7. Acordou no meio da noite?

Muitas vezes um barulho, um latido de cachorro ou até mesmo um pesadelo faz a gente acordar no meio da noite. Quando isso acontecer, a melhor coisa que você pode fazer é um exercício de respiração, assim, seu corpo volta a relaxar e você pega no sono de novo.

O Google lançou recentemente um exercício de respiração de apenas um minuto, mas que ajuda muito a relaxar. Basta digitar na barra de busca ‘exercício de respiração‘ que ele irá lhe mostrar como se acalmar apenas respirando lentamente. Aprenda como faz para não ter que ligar o celular, assim você pode repetir sem precisar levantar do colchão quando acordar no meio da noite.

8. Nada de pensar em problemas na cama

A cama foi feita para dormir, não para buscar soluções para problemas que não conseguimos resolver durante o dia. Sei que falar é fácil, mas tente se concentrar em sua respiração que ajuda a acalmar os pensamentos e ter um sono mais tranquilo, isso foi mostrado na dica anterior.

9. Vídeos de ASMR

Existem vídeos no YouTube de ASMR, que é uma técnica para fazer você dormir ouvindo certos tipos de sons, veja esse vídeo e olhe se esses sons te ajudam a relaxar e a pegar no sono mais rápido:

10. Barulhos externos

Algumas vezes, barulhos externos que estão fora de nosso controle não nos deixam pregar os olhos, uma solução para esses casos é utilizar ‘ruído branco‘, que é um som relaxante e constante que impede você de escutar barulhos irritantes e aleatórios, como por exemplo, o cachorro do vizinho que não para de latir.

Tem um monte de aplicativos para iPhone e Android com sons da natureza: chuva, ondas, riacho, etc. Além dos aplicativos, existem vídeos com ruído branco também:

Seguindo essas dicas, você terá sempre um ótima noite de sono e dormirá muito melhor. Procure seguir cada um dos conselhos dos especialistas, eles lhe ajudarão a dormir como uma pedra e a ter o sono dos justos.

Boa noite!

    
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Mauro

Fundador do site Planetim e do blog 'Planet In'. Sou colaborador do blog Seletos. Ensino dicas para você usar melhor o Windows 10 e celulares (Android e iOS). Também escrevo sobre assuntos que acho legal, divertido ou interessante. Trabalho na internet desde 2007.

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