Como saber se o seu Windows 10 é 32 ou 64 bits e se é x86 ou x64?

32-ou-64-bits-x86-ou-x64

É muito fácil saber se seu Sistema Operacional é Windows 10 é de 32 ou 64 bits, e se a arquitetura usada é x86 ou x64. Descubra como neste pequeno tutorial.

Alguns programas exigem que você instale uma versão de 32 bits (x86) ou uma versão para 64 bits (x64) para rodar corretamente em seu computador.

Descubra a versão correta que usa em sua máquina e instale programas otimizados para seu processador ter o máximo de rendimento.

Qual versão é melhor?

A quantidade de bits está relacionado a forma que o processador do seu computador (a CPU) lida com as informações. Principalmente no que diz respeito à memória RAM.

O Sistema Operacional com 32 bits trabalha no máximo com 4 GB de RAM. Já o sistema com 64 bits tem um limite de 512 GB.

Isso significa que a melhor versão para jogos e aplicativos pesados é a de 64, já que ela consegue manusear maior quantidade de RAM.

Como saber qual versão você usa?

Para descobrir a versão usada em seu Windows 10, siga estes passos:

1. Clique com o botão direito do mouse no logo do Windows (fica no canto inferior esquerdo, no lugar do antigo botão Iniciar) para abrir um menu escondido.

2. Agora selecione a opção “Sistema”.

3. Na janela que abriu, a segunda seção é “Sistema”. Procure por “Tipo de sistema” é aí que você saberá qual tipo de Sistema Operacional está usando e descobrir se o seu Windows 10 é de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64).

Se seu computador é 32 bits, instale programas x86.
Se seu computador é 64 bits, instale programas x64.

Agora você já sabe qual a versão do Windows 10 está instalada em seu computador e qual a arquitetura usada, sem restar nenhuma dúvida.

Artigos relacionados!

Mauro

Fundador do site Planetim e do blog 'Planet In'. Sou colaborador do blog Seletos. Ensino dicas para você usar melhor o Windows 10 e celulares (Android e iOS). Também escrevo sobre assuntos que acho legal, divertido ou interessante. Trabalho na internet desde 2007.

Comentários